Novidades

Corrida do Genérico Sandoz 2023

  • 22/05/2023 21:17

Com inscrições gratuitas, evento bateu recorde de público em 2023

Fernando Baricati
Jornalista

A manhã fria de domingo (21) foi agitada para os corredores da região. Foi realizada, no Aterro do Lago Igapó, a Corrida do Genérico Sandoz. Organizada pela Capa Eventos, a prova, que contou com 1.500 competidores, celebrou o Dia Nacional do Medicamento Genérico.

Desde quando foi anunciada, a corrida gerou expectativas. As inscrições gratuitas se esgotaram em menos de um dia, e rendeu elogios por parte dos corredores. “É legal para trazer novos participantes, que vão começar a se animar com a corrida”, comentou Priscila Luch. Mesmo sem custos, o kit contou com uma camiseta e uma sacochila exclusivas para o evento.

De acordo com pesquisas, a corrida de rua está entre os três esportes mais procurados no país e sua prática traz inúmeros benefícios à saúde. Para Bruno Petenuci, diretor da Sandoz, essas qualidades nortearam a realização da prova. “A empresa entende que as atividades são para a prevenção de doenças e melhora da saúde”, ressaltou. “Esse tipo de evento ativa o interesse das pessoas pelo exercício físico."

A PROVA

Ainda estava escuro quando o Aterro do Lago Igapó começou a encher. Com os percursos de 5 e 10 quilômetros, a Corrida do Genérico Sandoz se consolidou como a maior de Londrina, em 2023, em número de participantes. O início da prova se deu às 7 horas, com a largada conjunta das duas distâncias. O tempo frio foi um aliado dos participantes para que pudessem manter o ritmo durante a prova.

O trajeto foi o mais tradicional da cidade: o entorno do Lago Igapo 2 e do Aterro. O local é predominantemente plano e adequado para os corredores realizarem seu recorde pessoal. Porém, pelo trajeto dos 10 quilômetros ter sido duas voltas no circuito, os mais rápidos acabaram por pegar um grande fluxo de corredores que ainda estavam finalizando a prova de 5 quilômetros.

Por ser gratuita, o evento oportunizou que os participantes tivessem uma manhã especial. Muitos pais puderam levar seus filhos pela primeira vez para participar de uma corrida, protagonizando momentos únicos com a família. “Eu vim acompanhando minha filha, foi a primeira vez que ela completou 5 quilômetros”, celebrou Daliane Camargo. A experiência também foi gratificante para Leandro Zu, que tirou a manhã de domingo para correr com o filho: "Foi comigo do início até o fim, foi muito bom."

Ao final, os corredores puderam aproveitar do Espaço Sandoz, local destinado para a massagem de soltura muscular. Além disso, os cinco primeiros colocados masculino e feminino, nos dois percursos, foram premiados com os troféus do evento.

DIA NACIONAL DO MEDICAMENTO GENÉRICO

O Dia Nacional do Medicamento Genérico é celebrado no dia 20 de maio. Desde de 1999, o medicamento genérico é autorizado no Brasil. São remédios que possuem o mesmo princípio ativo, isto é, as mesmas substâncias e eficácia que a marca referência, porém com menor preço. Por se tratar de fármacos cuja patente foi expirada, não é preciso investir em pesquisa para o desenvolvimento, por isso o custo é reduzido.

A instituição do medicamento genérico pode ser considerado um marco para a população brasileira, já que possibilitou maior acesso a remédios para o tratamento de doenças comuns.

RESULTADOS

5 KM FEMININO

1º - Kerolen Fernanda Calisto (Assessoria Kerolen Personal) - 18'58s 2º - Regiane Zaparoli Vieira (Belive and Run) - 19'24s 3º - Vanessa Yukari Mizuno (Belive and Run) - 20'11s 4º - Jaqueline Gomes de Souza (Correndo Pela Fé) - 20'50s 5º - Alda Patricia Amaoka Venâncio (Running Move) - 22’26s

5 KM MASCULINO

1º - Rodrigo Alves Andrade (Assessoria Kerolen Personal) - 15'07s 2º - Jose Magno dos Santos Mota Barao (Speed Run Florestopolis) - 16'01s 3º - Fernando de Souza Bandeira (Correndo Pela Fé) - 16'08s 4º - Alex Gonçalves (Speed Run Florestopolis) - 16'27s 5º - Reginaldo Jose da Silva (Belive and Run / Vila Nutri) - 16’49s

10 KM FEMININO

1º - Thalis Camila Oliveira Domingos (RunBody) - 39'53s 2º - Mariana Oliveira de Moura (Belive and Run) - 40'13s 3º - Aline Stefanie (Assessoria Kerolen Personal) - 41'28s 4º - Vanessa Brigido Vicente (Belive and Run) - 42'20s 5º - Alessandra dos Reis (Assessoria Kerolen Personal) - 42’39s

10 KM MASCULINO

1º - Everton Pereira da Silva (Speed Run Florestopolis) - 32'55s 2º - Antonio Marcos Delmonico (Os Tucanos) - 33'55s 3º - Marcelo da Silva (Speed Run Florestopolis) - 34'01s 4º - Jhonatan de Oliveira Martins Ferreira (Belive and Run) - 34'17s 5º - Carlos Rogério Anselmo (Os Tucanos) - 34’26s

 

Saiu o Resultado
Clique para acessar