A Maratona de Dois Oceanos (The Two Oceans Marathon) em bom português, é uma ultramaratona de 56 km / 35 milhas e meia maratona de 21 km realizada anualmente na Cidade do Cabo , África do Sul, no sábado do fim de semana de Páscoa . Conhecida globalmente como "a maratona mais bonita do mundo", a corrida é realizada em um cenário espetacular através da Península do Cabo.

 

Mas quem vai nos contar mais sobre a magnitude dessa Ultramaratona, é Alessandra Trevisan, nossa correspondente eucorropontocom esteve lá, vivenciou, superou cada quilômetro e é hoje uma ultramaratonista, com orgulho abrimos aspas para Trevisan.

 

 

A Ultramaratona de 56km ao redor da Península do Cabo, desde 1970 e considerada a mais bonita do mundo. Desde a sua inauguração, o evento tem crescido a cada ano e hoje reúne cerca de 30 mil corredores, considerando todos os eventos de corrida. Só nos 56 km, foram 11.000 corredores. Disputada tradicionalmente no sábado do feriado da Páscoa, a prova inicia em Newlands e segue por Muizenberg, Fish Hoek, Chapman’s Peak e Constantia Nek, terminando no campus da Universidade de Cape Town.

 

Na primeira metade da Ultramaratona “Dois Oceanos”, o percurso margeia o Índico e predominam planos e descidas. É na segunda metade, quando a prova retorna, é que começa a parte mais desafiadora, com subidas, já costeando o Atlântico.

 

Tanto os 56 kms quanto os 21 kms são desafiadores, com muito sobe-e-desce pelo caminho e cenários magníficos, que fazem jus ao título de “prova mais bonita do mundo” Para estrear a ultra maratona, não poderia ser melhor que no pais do Atletismo, e ainda na formidável Cidade do Cabo, lindíssima, limpa, o povo Africano é simpático, educado e prestativo.

 

A prova principal é de 56 km, mas tem a opção de 21 km e 095 m (Meia Maratona) e outras corridas de distâncias menores: duas “fun-runs”, uma de 2,5 e outra 5 km (ambas na sexta). Há também duas corridas infantis (de 56 metros, para crianças de 3 ou menos, desde que consigam andar e, outra de 300 metros, para crianças com idades entre 4 e 6 anos).

 

O percurso é magnifico, lugares inacreditáveis e arrepiantes. A organização é impecável, hidratação de 3 km em 3 km, frutas, batatinhas e até gel era disponibilizado no percurso. São 11.000 atletas só para a prova principal, pessoas do mundo inteiro e que ao longo do percurso interagem, incentivam, gritam seu nome e a população africana acompanha e torce por você. A animação da prova é contagiante, bandas e muita música ao longo do percurso, já que é proibido som (mp3).

 

Percurso gigante, subidas monstruosas, morros com mais de 4 km, ganho de elevação de 1100 no total da prova, mas compensatórios pela brilhante vista. Para participar da prova é preciso de uma maratona nos últimos 6 meses em até 5 horas, desta forma será qualificado. As inscrições acabaram em dois dias, com o valor de $ 100.00 dólares, mas a estrutura da retirada do Kit, o Kit e toda a organização compensa o valor investido. O clima é variável, na média de 15º graus até 22º graus, a crítica é em relação ao vento fortíssimo. Para completar a prova é preciso concluir em 7 horas, caso contrário um caminhão buscará e as portas são encerradas.

 

Cortes:

 

09h40 - 25 km: Vale do Sol

10: 00-28: Halfway, Noordhoek Main Road

11h50 - 42,2 km: fora da Four Seasons Farm, a Hout Bay Main Road

13:30 - Terminar a linha de chegada

A medalha é linda, a chegada é animadíssima e até seu nome é divulgado no alto-falante.

Vale a pena, indico em todos os aspectos, pacote com preço acessível e prova inesquecível.

 

Alessandra Trevisan Ferreira Ultramatonista/2018 – 56 km - Atleta Believe & Run

 

 

 

 

Reza a lenda que Two Oceans é a porta de entrada para um desafio maior, é porta de entrada para a mãe de todas as ultras, é porta de entrada para Comrades Marathon. (hehe) Boa sorte Alessandra!!