Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


SÁBADO, 12 DE NOVEMBRO DE 2016

TCS New York City Marathon




Penso que eu deveria ter escrito esta matéria no domingo passado (06/11) ou no máximo na segunda-feira, momentos que eu estava realmente deslumbrado com tudo que vivenciei em Nova Iorque. Mas vou tentar contar um pouco da experiência que tive.

Mas antes de falar da prova tenho que falar das inscrições, afinal garantir a entrada para essa prova não é simples. As opções são, uma pré inscrição de 11 dólares que te dá o direito de concorrer a uma vaga. Não sendo sorteado, você tem a opção de comprar um pacote de uma agência de Turismo (sem dúvida a melhor opção ou a mais fácil), ou ainda fazer uma generosa contribuição para uma instituição definida pela prova e claro, paga a inscrição. No meu caso, como participei da meia maratona de NY no ano passado, recebi um e-mail da organização dizendo que minha entrada estava garantida, a princípio pensei que não seria possível, mas os e-mails dizendo "faltam 10 dias para você garantir a entrada"...."faltam 5 dias..." foram tentadores e no último dia eu não resistir e fiz a inscrição (fev/2016).

Mas vamos ao evento que me surpreendeu desde o momento que coloquei os pés em solo americano. Chegando fui direto buscar o kit da prova, a estrutura do local é compatível com a grandeza do evento, uma mega pavilhão e tanta gente que nunca tinha vista nada igual.


Welcome...Entrada do Pavilhão da Expo
Welcome...Entrada do Pavilhão da Expo


Mas incrível com tudo funciona e eles permitem até você experimentar e escolher o tamanho da camiseta do kit (incrível), mas os voluntários que trabalham na prova estão ali para te servir e tentar servir o melhor, sempre com muita alegria, atenção, gritos e sorriso no rosto, parece que quem está ali, ama esse ambiente de corrida.


Mega Store ASICS- Amplie
Mega Store ASICS
Retirado o kit, você é direcionado a uma MEGA STORE ASICS com centenas de produtos todos alusivos a prova, a coceira na carteira é insuportável. Novamente muita gente, muita música, animação e tudo novamente muito bem organizado. Da ASICS você saí direto no pavilhão da feira, novamente centenas de produtos de diversas marcas, tudo de novidade do mundo da corrida ali diante de teus olhos.

Mas o evento em Nova Iorque não se resume a feira e a corrida em si, mas em uma semana repleta de atrações.


Dash The Finish Line 5k- Amplie
Dash The Finish Line 5k
Na sexta-feira ainda teve o desfile das Nações no Central Park e varias outras atrações. No sábado cedo, Manhattan parou para acompanhar a Dash The Finish Line 5k, corrida festiva que passa por parte do percurso da prova oficial (maratona) e termina exatamente na linha de chegada da grande prova. Ali você já começa a sentir a energia da prova, começa o frio na barriga que só vai parar depois do tiro de canhão.

A noite ainda participei do tradicional jantar de massas da maratona. Mas é loucura? Não, incrível como novamente tudo funcionou perfeitamente, cheguei peguei uma fila (lá tudo tem as filas mas tudo muito organizado), além do que a fila anda normalmente e rápida. Na sequencia você pega um marmitão descartável, é servido pela organização (Salada, vários tipos de massas, frango e pãozinho acompanham a refeição, além de uma garrafa de água ou cerveja rsrs). Servido é fácil de achar um lugar para sentar e comer tranquilamente. O jantar de massas começa a ser servido as 16 horas, com opções de 17:00, 18:00, 19:00.....

O GRANDE DIA

É chegado o domingo da prova e confesso que fiquei muito apreensivo de ter que pegar o ônibus da organização as 6:00 horas e sabendo que largada seria apenas as 9:50 horas. Saí do hotel faltando 10 minutos para as 6:00, o embarque seria muito próximo o hotel. Novamente uma fila gigantesca dava voltas no quarteirão, mas novamente a fila andava e sem perceber logo estava sentado dentro do ônibus tranquilamente. Uma viagem por cerca de 1 hora e meia e chegamos ao local de largada. Ao desembarcar e passar pelos detectores de metais e revista, já avistei os currais coloridos (VERDE, LARANJA e AZUL), e LETRAS ENORMES que definem o teu lugar de largada. Muito bem, a minha onda era a primeira onda de cor verde e o meu curral era de letra A. O significa? Que eu iria largar no primeiro horário (9:50) na primeira fila de largada, no caso a letra A. Nesta prova tem 4 largadas (9:50..10:15..10:40..11:00) e os currais vão da letra (A até F).

Já dentro do curral, tudo tranquilo, corredores sentados no chão aguardando horário para largar e todos tinham acesso fácil a vários banheiros. No meu caso, deu tempo de um lanchinho rápido, mais uma passada no banheiro e descartar os agasalhos que levei para doação (como o frio é grande nesse horário, todos levam agasalhos que são entregues a organização para doação).

Minutos depois já estávamos posicionados no início da ponte (Verrazano Bridge) e local da largada. Me posicionei bem na frente me sentindo elite (hehe), pontualmente às 9:50 ao som de New York, New York (Frank Sinatra) e o tiro de canhão foi dada a largada. Saí num ritmo bom, apesar de ser uma grande subida, na parte dentro da ponte (a outra onda larga em cima da ponte), o vento lateral é muito forte e o GPS não funciona direito, perde o sinal e apresenta o ritmo errado.

Logo depois pegamos um pequeno trecho de rodovia e aí começa o espetáculo. Algo que nunca vi na minha vida, algo realmente surreal, dali até a chegada é um verdadeiro maracanã lotado, incrível a energia e a participação do público nessa prova. Fato é que sempre fui um corredor ritmado e conservador, mas diante daquela energia e vibração qualquer estratégia de prova vai por água abaixo. Pretendia correr 4:15 por km, fechei o km 3 para 3:41 e nem acreditava pois não sentia que estava forte, era uma força muito maior me empurrando. Ao longo do percurso, várias bandas de todos gêneros, na porta das Igrejas lindos corais, mais adiantes Japoneses e os tradicionais Taiko. É difícil até de explicar, milhares de pessoas com cartazes com nomes de atletas, frases motivacionais e uma me chamou mais a atenção "MARATONISTAS SÃO FABULOSOS".


Sandro Cabral - Conferida Básica - Amplie
Sandro Cabral - Conferida Básica
Quando passei dos 10km, mais uma surpresa, encostei num corredor que carregava uma pequena placa nas costas com os dizeres "IN MEMORY OF MY DAD", segurei a emoção e pensei, sim, hoje eu vou correr por ELE, vou correr por mim, vou correr por todos que me amam e sabem o quanto a corrida mudou a minha vida. (Perdi meu Pai em Julho deste ano e Ele sempre adorava me ouvir falar das corridas, ficava impressionado com as medalhas). Parecia um aviso, vai que estou aqui com você meu filho, não consigo explicar mas eu corri, corri como nunca tinha corrido antes. Ao passar no km 30 olhei a anotação que escrevi na mão, e eu deviria passar o km 30 para 2:07:30 e eu estava passando com 2:05:40, me deu uma certa segurança que eu havia acumulado 2 minutos de crédito.

Dali pra frente o bicho pegou, afinal é ali que a maratona começa, principalmente em Nova York que a parte final é a mais difícil, bastante subida, uma ponte com mais de 700 metros de subida, vento contra e o cansaço que começa a bater. Mas me deu certo alento em perceber que estava perdendo pouco a cada km, na cabeça a certeza que eu tinha um pouco de crédito. Quando fechei o km 40, a situação havia mudado, eu estava com 20 segundos de déficit, mas pensei agora falta pouco e vai na raça. Os metros finais são em subida (injusto isso rsrs), mas quando avistei o pórtico de chegada, um gigantesco cronometro mostrava 2:59....e os segundos corriam mais do que eu. Travei os dentes e pensei é hoje...eu vou conseguir....num maior Sprint final em subida da minha vida, cruzei a linha de chegada com o tempo de 2:59:47....sou um maratonista Sub 3 horas. Isto representou menos de 2% da prova e uma colocação geral de 880 em meio a 50 mil maratonistas, entre os mais de 500 brasileiros fiquei em 10º lugar.


The Finish Line - Emoção indescritível
The Finish Line - Emoção indescritível


Mas a prova continuou a me surpreender, como no final joguei muita água na cabeça, por falar em água a hidratação dessa prova é incrível também. Água e Gatorade praticamente a cada milha, sempre entregue com muita alegria e em copos de papelão que não causam riscos aos corredores que passam depois. Mas bem, terminei a prova e comecei a caminhar e a temperatura do corpo gelou, cãibras até na alma, foi quando uma simpática senhora me abordou, me amparou e me levou ao posto médico. Fui atendido por 6 profissionais, um tirando a temperatura e pressão, outro fazendo massagem, colocando cobertor e me deram uma sopa quente e muito salgada, dois comprimidos de Tylenol e em minutos eu estava zero bala. Cheguei a brincar que assim eu ficaria mal acostumado hehehe.
Linda Medalha e o tradicional Poncho- Amplie
Linda Medalha e o tradicional Poncho


Pronto para sair do Central Park com a medalha no peito e receber o tradicional poncho que além de esquentar bastante é um dos maiores souvenir que recebemos.

Ufa....quanta coisa, mas o dia termina mas a maratona não. Na segunda-feira é dia de passear pelas ruas carregando a medalha no peito e receber os muitos "congrats", incrível que os apressados de Nova Iorque nos enxergam na rua, sorriem e nos parabenizam. É dia também de comprar o New York Times e ver o teu nome publicado no caderno de resultados.

Quem quiser ainda pode dar uma passada no pavilhão do Central Park e gravar o nome e o tempo na medalha (25 dólares). Ah, depois de gravar a medalha, mais uma lojinha com as camisetas de Finisher estarão a venda é claro, os caras são business puro.

A minha viagem teve todo o auxílio da KAMEL TURISMO, fundamental desde o momento que comecei a programar a viagem. Com inúmeros e-mails com dicas valiosas para a viagem como no dia da prova e tira dúvidas do que for preciso. Em solo americano, transfer do aeroporto/hotel/aeroporto e toda a atenção dos guias que nos receberam em Nova York. A essa equipe maravilhosa o meu muito obrigado!

É isso aí pessoal, só posso encerrar com outra frase que vi lá WE ALL CAN! Sonhe, acredite que com certeza todos nós podemos.





 COMENTÁRIOS (0)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.