Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


QUINTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2014 - Por: Vanessa Nozaki

Whey Protein e seus Benefícios







Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Whey protein, também conhecido como proteína do soro do leite e são extraídas durante o processo de fabricação do queijo (Haraguchi, et al. 2006). Essas proteínas possuem alto valor nutriiconal por conter aminoácidos essenciais, ou seja, o organismo não pode produzir.Essas proteínas são melhores pois possuem absorção mais rápida do que as proteínas ingeridas pelos alimentos.

Whey protein tem sido utilizado como suplemento em indivíduos que praticam diversos esportes, mas sobretudo para ganho de massa muscular, sendo dessa forma, eficiente pois seu perfil de aminoácidos é semelhante ao das proteínas do músculo esquelético (Ha & Zemel, 2003). Por esse motivo deve ser consumido logo após o término do exercício, momento onde começa a necessidade de repor as proteínas para recuperação muscular.

Existem basicamente três tipos de whey protein em forma de suplementação. Concentrado, Isolado e Hidrolisado.
  • O tipo concentrado é o que possui um valor mais baixo de aquisição, contém cerca de 50 a 80% de proteínas e sua absorção é a mais lenta em relação aos outros produtos.
  • Whey protein isolado tem uma concentracão de até 95% de proteínas e sua absorção é mais rápida, entretanto é mais caro do que o concentrado.
  • O produto hidrolisado é o que possui maior valor de compra dos três tipos, contudo sua absorção é a mais rápida pois suas proteínas estão hidrolisadas (quebradas em pequenas partículas).
Estas proteínas possuem outras propiedades funcionais, atuam como bioativos, melhora da pressão arterial, pode reduzir o risco cardíaco, previne cáries, é anticancerígeno e pesquisas estão avaliando outras aplicações na saúde (Aimutis, 2004; Witard et al., 2014).

Dentre todos os benefícios é importante salientar que seu uso precisa ser orientado por um profissional qualificado (médico, nutrólogo, nutricionista), existem inúmeras indústrias que comercializam estes suplementos e pesquisas apontaram diversas marcas com problemas, lembrando também que pessoas com alergia à proteína do leite não podem consumir este produto.

Para os corredores, o uso do whey protein pode auxiliar na recuperação muscular pós-treino e deve ser consumido juntamente com carboidratos. Para aqueles que correm e fazem também treinamento para aumento da massa magra, indica-se o uso desse suplemento até no máximo 15 minutos após o término do exercício.

A quantidade de whey protein vai depender do sexo, idade, peso e tipo de exercício executado, um profissional capacitado irá orientar examente como deve proceder. Via de regra, o American Dietetic Association recomenda que para atletas de endurance é ideal consumir de 0,55g a 0,9g de proteinna/kg de peso corporal/dia, que devem ser distribuídos com os alimentos e complementados com suplementos (se houver necessidade).

Referências:
  • Aimutis WL. Bioactive properties of milk proteins with particular focus on anticariogenesis. J Nutr. 2004; 134(4):989s-95s.
  • American Dietetic Association: Eat Right for Endurance.
    http://www.eatright.org/Public/content.aspx?id=7085
  • Ha E, Zemel MB. Functional properties of whey, whey components, and essential amino acids: mechanisms underlying health benefits for active people. J Nutr Biochem. 2003; 14(5):251-58.
  • Haraguchi FK et al.. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. 2006; 19(4):479-488.
  • Witard OC, et al. Myofibrillar muscle protein synthesis rates subsequent to a meal in response to increasing doses of whey protein at rest and after resistance exercise. Am J Clin Nutr January. 2014; 99(1): 86-95.

Vanessa Taís Nozaki


Vanessa Taís Nozaki
Nutricionista com doutorado em saúde pela UFMS.
Contato: vanessa.tais@icloud.com


 COMENTÁRIOS (1)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.
LIDUINA
vanessa tenho 53 anos posso consumir whei protein? e como usar.