Novidades

Circuito Unimed Off-Road - Etapa Refúgio

  • 04/07/2023 20:00

A segunda etapa do principal circuito off road do norte do Paraná exigiu muito preparo físico dos corredores

FERNANDO BARICATI
Jornalista

Chegou o dia da prova off road mais aguardada de Londrina. Organizada pela Capa Eventos, a segunda etapa do Circuito Unimed contou com aproximadamente 900 corredores nas distâncias de 5, 9 e 21 quilômetros, em trajetos que percorreram todo o Parque Municipal Fazenda Refúgio, na zona sul de Londrina.

Antes mesmo do amanhecer, o Viveiro Municipal - local em que se localizava o pórtico - já estava movimentado. Quem estave presente pôde observar o lindo nascer do Sol, em uma paisagem privilegiada, enquanto se aquecia. Às 7h, os corredores se alinharam para a primeira largada do dia, com a distância intermediária de 9 quilômetros.

As provas off roads são mais difíceis do que as tradicionais, porém, a corrida na Fazenda Refúgio pode ser considerada a mais desafiadora de todo o Circuito Unimed. Em alguns momentos, era possível escutar os corredores ansiosos pelo que viria pela frente. De acordo com a organização, a altimetria da prova variava de 200 metros, para os 5 quilômetros, até 728 metros para a meia maratona.

A PROVA

Os percursos sofreram alterações neste ano e exigiram o limite físico do corredor com obstáculos que não se limitaram apenas à estrada de terra e às pedras ao longo do caminho. Diferente das edições anteriores, em que a menor distância não percorria o riacho, todos os trajetos atravessaram o local. “Foi literalmente o pé na lama, mas foi muito bom, aproveita e hidrata a pele”, brincou Roziel Martins.

Outro destaque ficou por conta da paisagem. Por ser a prova com ambientação mais diversificada, não foi difícil ver gente parando em meio ao trajeto para fotografar o percurso. “É indescritível. A gente passa por lugares bem diferentes, muito bonitos”, exalta Cintia Martins. A beleza do local também chamou a atenção de Luzia Biazin: “Da vontade de parar toda hora, mas a gente lembra que está em uma prova e temos que continuar."

Quando os primeiros corredores começaram a cruzar a linha de chegada, a mudança no clima chamou a atenção de quem estava no local. Uma forte neblina tomou conta da Fazenda Refúgio, atrapalhando um pouco a visibilidade dos que ainda tentavam concluir a prova.

Ao final, o desgaste dos participantes era visível, mas nada que diminuísse o ânimo dos atletas, que ficaram até mais tarde aproveitando os food trucks e as degustações no local. “É muito gostoso. A gente percebe que tem coisas mais importantes que o dia-a-dia nosso na cidade”, conta Roziel.

CIRCUITO UNIMED - A última etapa do Circuito Unimed Off Road está marcada para o dia 05 de novembro, na Pedreira dos Padres, no Conjunto Cafezal, zona sul de Londrina.

RESULTADOS

5,4 KM MASCULINO

1º - Rodrigo Alves Andrade (Assessoria Kerolen Personal) - 24'27''
2º - Fernando de Souza Bandeira (Correndo Pela Fé) - 24'51''
3º - Alex Gonçalves (Speed Run Florestópolis) - 25'17''

5,4 KM FEMININO

1º - Kerolen Fernanda Calisto (Assessoria Kerolen Personal) - 31'25''
2º - Pamela Joyce da Silva Vendramini (MOVA Pilates) - 32'50'’
3º - Deise Marques Cezar Silva (Team Capel Run) - 33'10''

9 KM MASCULINO

1º - Marcelo da Silva (Speed Run Florestópolis) - 39'34''
2º - Reginaldo José da Silva (Belive and Run) - 44'29''
3º - Lucas Farias Ribeiro (Belive and Run) - 44'55''

9 KM FEMININO

1º - Aline Stefanie (Assessoria Kerolen Personal) - 53'05''
2º - Marcia Luzia Malanotte (Shark Team IAB) - 55'56''
3º - Valdirene Orias (Assessoria Kerolen Personal) - 57'25''

21 KM MASCULINO

1º - Alan Matias (Os Tucanos) 1h34'16''
2º - Jhonatan de Oliveira Martins Ferreira (Belive and Run) - 1h35'52''
3º - Cláudio Minas (Os Tucanos) - 1h39'02''

21 KM FEMININO

1º - Thalis Camila Oliveira Domingos - 1h54'54''
2º - Cristiane da Silva Correa (Os Tucanos) - 1h55'32''
3º - Vanessa Brigido Vicente (Belive and Run) - 2h02'56''

Saiu o Resultado
Clique para acessar