Novidades

PROVA RÚSTICA TIRADENTES - O EVENTO!

  • 24/04/2018 21:25

A Prefeitura de Maringá, realizou no último domingo (22/04) a 44º edição da Prova Rústica Tiradentes, uma prova que entrou para história como a maior prova de 10k do Paraná. Com inscrição totalmente gratuita, foram 6 mil o número de inscritos. Uma mega estrutura foi montada para receber esses milhares de corredores que vieram de todas as partes do Brasil e claro, a Tiradentes é também internacional.

 

A praça da prefeitura foi toda dominada pelas diversas tendas dos clubes de corrida, na pista dois pórticos (largada e chegada) foram montados, palco com música ao vivo animando a galera, várias ambulâncias e diversos profissionais de saúde, um enorme contingente da polícia militar, muita gente no apoio e claro, as tradicionais arquibancadas lotadas. No percurso uma boa hidratação com água gelada, ao final a dispersão funcionou bem e foi oferecido ao atleta água, isotônico, frutas e uma linda medalha.

 

Pontualmente ás 8 horas foi dado o tiro de largada e foi necessário mais de 8 minutos para todos cruzarem o pórtico de largada, com as cores das camisetas de diversos grupos, as ruas ganharam um colorido magnífico, o som das passadas na cidade ainda silenciosa era ouvido de longe e animação foi tomando conta das ruas, muitos gritos, assovios, buzinas, aplausos e foi pura festa que se viu ao logo dos dez quilômetros.

 

Com o crescimento da corrida e boom de eventos na região, este ano tivemos um número expressivo de atletas que fizeram a Tiradentes pela primeira vez, ouvi vários dizendo com orgulho que seria a sua primeira vez na Tiradentes, muitos já encorajados por participar de várias provas de cinco quilômetros, mesmo sabendo que o percurso é pesado, queriam sentir o “gostinho” de conquistar a prova mais famosa da região, de conquistar a TIRADENTES (Mas o percurso é muito difícil).

 

A prova que este ano ganhou o incremento da largada por setor de tempo (pace), fluiu rapidamente, os mais velozes ganharam terreno rapidamente (teve até um corredor kamikaze) e deixaram o caminho livre para o que viam atrás, bem lá frente a elite se destacava num “pequeno pelotão” de três grandes camisas do atletismo, como a gente gosta de brincar, era “briga de cachorro grande”. Disputa bonita e bastante acirrada até o final, no desfecho mais uma vez deu um africano, primeiro atleta a cruzar a linha de chegada. Com o tempo de 30 minutos e 16 segundos DENNIS KEMBOI BERA KUSIMBA, rompeu a faixa de chegada e sagrou-se campeão. Confira abaixo os cinco melhores no geral da prova rústica Tiradentes

 

 

Pódio Geral Masculino - Foto: Carlos Novais

COL. NOME ATLETA TEMPO
DENNIS KEMBOI BERA KUSIMBA 30:16
GILMAR SILVESTRE LOPES 30:23
CEZIDIO NETO 30:56
CARLOS ANTONIO DOS SANTOS 31:28
ALLISON ROCHA PERES 31:30

 

No feminino não foi diferente e a disputa foi ainda mais acirrada e a diferença entre as primeiras colocadas foi de apenas 2 segundos. Mas deu Paraná no lugar mais alto do pódio, a primeira a cruzar a linha de chegada foi JOZIANE DA SILVA CARDOSO, que concluiu os difíceis 10k da Tiradentes com o tempo de 34 minutos e 42 segundos. Confira abaixo as cinco melhores no geral da prova rústica Tiradentes

 

Pódio Geral Feminino - Foto: Carlos Novais

COL. NOME ATLETA TEMPO
JOZIANE DA SILVA CARDOSO 34:42
MARCELA CRISTINA GOMEZ CORDEIRO 34:44
PAMELA CHEMURGOR TALAM 35:11
TATIANE RAQUEL DA SILVA 35:23
TATIANA DE SOUZA ARAUJO 35:31

 

A Prova premiou também os três melhores atletas de Maringá, merecido reconhecimento aos pratas da casa. Nessa premiação os campeões foram FERNANDO ALEX FERNANDES e PATRÍCIA LOBO. Confira abaixo o pódio com os melhores da cidade de Maringá. Tivemos ainda a premiação para as categoria Militar e Advogados, e ainda os três melhores de cada categoria faixa etária.

 

Pódio Masculino Maringá- Foto: Carlos Novais

COL. NOME ATLETA TEMPO
FERNANDO ALEX FERNANDES 31:58
JOSÉ ERALDO DE LIMA 32:08
ABIDIEL RENAN GONÇALVES MARTINS 32:43

Pódio Feminino Maringá- Foto: Carlos Novais

COL. NOME ATLETA TEMPO
PATRICIA FERNANDA LOBO 40:07
MICHELINI FRANÇA FERREIRA 40:09
GLEICELENA CAVALHEIRO ELEUTERIO 40:52

 

Uma observação importante e não poderíamos deixar de comentar, na apuração dos resultados e conforme divulgado no site oficial da cronometragem, foram 2.481 concluintes no masculino e 1.972 concluintes no feminino, totalizando assim 4.453 concluintes e uma quebra de aproximados 24%.

 

O evento contou ainda com a Prova Tiradentes categoria menores que teve a largada na pista contrária e a partir das 10 horas. Muita gente não arredou o pé e ficou para prestigiar a prova das crianças, que desde o ano passado retornou para o centro da cidade (antes era na pista de atletismo). E como não poderia ser diferente, a prova mais querida de Maringá se encerrou com papais, mamães e muitas crianças lindas na prova categoria baby! (Divago nos meus pensamentos e vejo isso, como: simbolizando o FUTURO do nosso esporte que ainda está engatinhando, mas no que depender de nós, logo estará correndo!)

 

Parabéns a todos os atletas profissionais e amadores, vocês deram um verdadeiro show!

Saiu o Resultado
Clique para acessar