Novidades

O GRANDE DIA CHEGOU, O QUE FAÇO AGORA?

  • 19/04/2018 17:29

Você treinou semanas, ou até meses para essa prova e agora o momento tão esperado se aproxima. Começa a bater uma certa ansiedade e até um certo medo. O que fazer?

 

É normal que esses sentimentos apareçam quando está chegando a hora da sua prova alvo, e algumas atitudes poderão te ajudar a controla-los de forma a não atrapalhar seu rendimento. É sempre bom lembrar que, assim como com as habilidades físicas, a preparação psicológica também precisa ser realizada com antecedência. E também como acontece com a parte física, dia de prova é apenas dia de colocar em prática tudo que já foi treinado para então alcançar o resultado tão esperado.

 

Quanto a ansiedade e o medo, são emoções diretamente ligadas ao futuro e percepções de ameaças. Há uma preocupação excessiva com o que é que irá acontecer, acompanhada de um receio de que as coisas deem errado. E o que fazer então para não deixar essas emoções atrapalharem nos dias que antecedem a prova, até o momento da largada?

 

Bom, como essas emoções estão ligadas ao medo de que as coisas deem errado, o que precisamos fazer é trazer à tona algumas “doses de realidade” que mostrem que você está preparado. Uma boa forma de fazer isso é relembrar todo o período de preparação: quantos longos você venceu, quantos intervalados você foi capaz de realizar, quais treinos mais difíceis e até então aparentemente impossíveis você concretizou, quantos obstáculos você precisou contornar... Enfim, o quanto foi difícil chegar até aqui, mas você chegou não é mesmo? Já dizia Bernardinho em seu livro Transformando suor em ouro: “a vitória não é mais importante do que a certeza de termos feito todo o esforço para conquista-la”. E correr não é nada fácil, é um esporte solitário, de sofrimento constante, você precisa repetir, repetir e repetir movimentos, enquanto controla sua mente para suportar esse processo. Mas você é um corredor, então você vence a si mesmo diariamente nessa busca pela superação, também constante. E se por um lado o sofrimento é constante, por outro, a superação também é.

 

Por isso nos dias que antecedem a prova e que a ansiedade acompanhada de outros sentimentos desconfortáveis começam a bater à porta, opte por ser mestre de sua própria mente: contraponha essas emoções recordando de tudo que você venceu até aqui, do quão vitorioso você é e do quanto você se esforçou para alcançar a vitória. Vitória essa que é sua, do seu jeito, pode ser uma colocação geral, um pódio, um tempo, uma superação, o simples cruzar a linha de chegada...

 

Para tornar essas recordações mais concretas, seguem algumas dicas:

 

No dia que antecede a prova, ou se preferir no próprio dia: reserve uns dez minutinhos, sente-se em um local tranquilo, sem barulhos ou riscos de interrupções, feche os olhos e comece a respirar tranquilamente, inspire e expire bem devagar. Aos poucos vá relembrando do seu processo de preparação para a prova, o que te fez começar, qual vitória você gostaria de buscar, como foi o início, o meio, o fim, quais os treinos mais desafiadores e quais treinos mais difíceis você venceu, quais as principais lições aprendidas nesse período de preparação (tanto aquelas que te ajudarão no desempenho, quanto aquelas que você levou para a vida), como você era quando decidiu começar a treinar para essa prova e o que mudou em você. Outra dica é, se você costuma registrar os seus treinos, tenha esse registro em mãos, olhe para ele com calma, com admiração, relembre e destaque os treinos mais difíceis que você realizou. Reflita sobre o porquê eles foram os mais desafiadores, e quais estratégias você usou para vencê-los. São elas que você precisará repetir no momento da prova. Se você não tem os registros e tiver condições de fazê-los, faça! Também destacando os treinos principais.

 

Chegado o grande dia, as recomendações são:

 

Chegue com antecedência e já tenha uma rotina pensada previamente para tudo que você irá fazer nas horas que antecedem a prova (onde deixar seus pertences, que horas começar a aquecer, onde aquecer, por quanto tempo, se irá ingerir algum alimento e em qual momento, onde se posicionar na largada, dentre outras questões que você precisará fazer). Isso ajudará na sua concentração, diminuindo o espaço para distrações ou imprevistos.

 

Durante o aquecimento, tenha o máximo de foco possível, sintonize corpo e mente: nesse momento seu corpo estará iniciando o processo de ativação, controle sua mente para acompanha-lo. Você pode, por exemplo, se concentrar nos movimentos que está fazendo, procurar provocar sensação de leveza nas suas pernas, braços... músculos, focar no controle da respiração, visualizar o percurso da prova. É muito importante que você se esforce para estar o máximo possível “presente” no seu aquecimento, nesse momento deixe de lado tudo que não diz respeito a sua prova, isso te ajudará a “entrar na prova” mais rápido, em outras palavras, estar melhor concentrado.

 

 

Dada a largada, se você fez um bom aquecimento já entrará bem concentrado, sua tarefa será apenas evitar que “ruídos mentais” atrapalhem seus movimentos. Assim como no aquecimento, busque sintonizar mente e corpo, deixe seu corpo dar o tom e use sua mente para dar suporte a ele. Como? Focando em coisas que o ajudem, mais especificamente aquelas que já te ajudaram a realizar bons treinos, como, por exemplo, você pode focar seus pensamentos nos seus movimentos, na sua respiração, você pode relembrar momentos que te provoquem sensações boas, você pode buscar provocar sensação de leveza em seu corpo, também pode lembrar da letra de alguma música que você goste, pode contar de 10 a 0, pode repetir frases que te motivam... qualquer coisa que te ajude a não deixar seus pensamentos e diálogos consigo mesmo atrapalhar a fluidez do seu corpo durante a corrida. Sempre bom lembrar, essas estratégias mentais do que pensar, visualizar, conversar consigo mesmo devem ser instauradas juntamente com o treino físico – por isso a importância do trabalho interdisciplinar e de um acompanhamento com um psicólogo esportivo (este ajudará com técnicas conforme as suas demandas pessoais trabalhando a longo prazo, já que estratégias mentais também exigem treino).

 

No mais, dê sempre o melhor de si, nunca esqueça que você pode sempre mais, e cruze a linha de chegada com o sentimento de vitória, aquele que você decidiu buscar quando iniciou a preparação para essa prova!

 

 

Galeria de Fotos