No último final de semana aconteceu mais uma edição da prova mais fantástica do país. Aconteceu os 21k de Noronha, prova desafiadora mas realizada no paraíso do arquipélago de Fernando de Noronha o que sem dúvida, é a maior magia e o diferencial dessa prova. Nossos amigos maringaenses tiveram o privilégio de participar e, como correspondentes compartilham conosco suas experiências neste lugar mágico. Sendo assim, abrimos mais uma vez aspas aos correspondentes #eucorropontocom.

 

 

Para comemorar nossos 20 anos de casados, eu e minha esposa Patricia resolvemos fazer uma viagem a Fernando de Noronha para passarmos uns dias e por coincidência descobrimos por meio da internet que haveria uma corrida trail no começo de dezembro. E, claro, já unimos o útil ao agradável comemorando nossa boda e aproveitando para participar da corrida. Nosso aniversário de casamento este ano seria de um jeito nada convencional.

 

 

Para nos acompanhar, o casal Marcelo Pedro Ines e Adriana Cazorla que também faz aniversário de casamento em dezembro.

 

Sou de uma cidade pequena onde o contato com a natureza faz parte do dia a dia das pessoas. Nadar em rios, pescar, caçar são corriqueiros. Já as férias, por tradição, as famílias vão para o litoral e novamente se tem o contato com a natureza. Tantos anos viajando para a praia nos faziam achar que já havíamos visto tudo. Que engano. Ao desembarcar na ilha de Fernando de Noronha, cheguei à conclusão que não sabia nada da natureza. Tudo o que a vida me apresentou nos meus quase 45 anos não tinha comparação com a ilha.

 

Insuperável, maravilha da natureza. Esplendor das praias, do mar, das encostas, dos morros, dos animais intocáveis que ali habitam e muitas outras coisas que pude testemunhar. E o que mais me impressionava é que em poucas horas eu estaria participando, junto com minha esposa e amigos, de uma corrida que me deslumbraria do começo ao fim.

 

Eis que chega o momento da corrida. Já fizemos inúmeras outras corridas trail onde passamos por praias e entramos na mata atlântica. Porém nada se compara a Fernando de Noronha. Nada se compara a corrida realizada na ilha da magia e este nome se aplica muito bem ao lugar. A prova mais linda que tive a oportunidade de fazer. Desafiadora, porém maravilhosa do começo ao fim. Os runners expelindo pelos poros a alegria pela oportunidade única de ser testemunha ocular de uma das melhores e mais belas criações da natureza.

 

O grande desafio que não pode ser resolvido tal qual uma conta de matemática é aliar uma boa estrutura para turistas sem interferir na natureza. Realmente esse é o grande desafio do ser humano. Aliado a falta de boa estrutura de mobilidade, alojamento, alimentação, o grande calcanhar de Aquiles de quem visita a ilha são os custos exorbitantes. Tudo muito caro, desde taxas de passeios a uma simples garrafa de água mineral. Mas tudo compensa quando você acompanha à beira mar o mais lindo nascer do sol do planeta.

 

Agradeço a oportunidade em poder contribuir para o site eucorro.com. Eu, minha esposa Patrícia e os amigos Marcelo e Adriana nos sentimos lisonjeados em poder divulgar nossos relatos da ilha e da corrida mais lindas do planeta. Gratidão por este dia inesquecível.

 

Jefferson Sadovski - Atleta EGGO Assessoria Esportiva

 

Sempre tive vontade de conhecer Fernando de Noronha e quando descobri essa prova, pensei que seria a oportunidade perfeita. Inscrição feita, começaram as preparações. Faltando 45 dias da prova, sofri uma lesão. Intensificamos o fortalecimento e 30 dias depois, lá estava eu novamente às pistas treinando para a tão sonhada prova. Cheguei à Ilha com o coração na boca!!! Foi difícil segurar a emoção!! Que lugar fantástico!!!

 

Sábado às 7:15, horário local, parti para realizar esse sonho. Prova fantástica!! Logo na largada, uma ladeira de mais de 1km... mantive uma cadência pois sabia que aquela subida seria só o início do desafio!!! Sucessivas ladeiras, pedras soltas, paralelepípedos, praias de areia fofa e um sol para cada corredor, foram os cenários que me impulsionava e dava cada vez mais energia para completar a prova!!

 

Os 21KNoronha foram sem dúvida nenhuma a prova em que foram testadas todas as minhas habilidades nos diversos tipos de terrenos!! Uma prova linda, desafiadora, com paisagens de tirar o fôlego!!! Hidratação perfeita e crucial para o sucesso da prova!!!

 

Tenho que agradecer muito por ter tido a oportunidade de correr nesse paraíso!!! Volto de Noronha revigorada e com a certeza do dever cumprido!!!

 

Patrícia Sadovski - Atleta EGGO Assessoria Esportiva

 

Gratidão imensa por ter feito uma prova em Fernando de Noronha e que vai ficar marcada para vida inteira. Um paraíso feito por Deus.

 

Na largada eu não estava com frio na barriga. Chegamos dois dias antes e junto com minha amiga Patrícia e nossos esposos já tínhamos explorado quase tudo. Andamos por trilhas e escaladas.

 

Mas sabia que não iria ser fácil, Já na largada uma ladeira de asfalto me fez perder o fôlego. Sol intenso mas mantive o ritmo e corri sem parar. Logo veio a primeira estrada de chão com pedras soltas e muito escorregadia. Quando chegamos à beira mar olhava ao nosso redor e tudo compensava. As dificuldades maiores foram o sol e o calor. Diferente de outras provas que fizemos essa não havia obstáculos como escalar pedras. Mas muita subida, mas nada que me impedisse de correr.

 

A organização e a hidratação perfeitas. Com certeza é uma prova inesquecível.

 

Adriana Cazorla - Atleta EGGO Assessoria Esportiva

 

Patrícia Sadovski e Adriana Cazorla atletas EGGO Assessoria - Foto: Arquivo Pessoal

 

SOBRE O LOCAL

 

Parque Nacional Marinho desde 1988 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Fernando de Noronha é um santuário ecológico que se destaca pela sua rica fauna marinha, habitat natural para uma grande quantidade e diversidade de espécies, dentre elas os graciosos e espetaculares golfinhos rotadores.

 

A beleza exótica de suas praias e paisagens, suas águas quentes e cristalinas, a sensação de isolamento, a preservação e seu povo acolhedor fazem com que todos nós vejamos em Noronha um lugar mágico.

 

21K NORONHA

Cenário paradisíaco

Inscrições limitadas para resguardar a infraestrutura da Ilha

Percurso sinalizado com trechos em asfalto, trilhas e praias

Pontos de hidratação com água, isotônico e gel energético ou frutas secas*

Ponto de largada e chegada no Porto Santo Antônio

Kit com sacola personalizada, camiseta, número de peito, boné, squeeze, chip e brinde surpresa

Toalha e medalha de finisher ao final do evento

Festa de premiação

Festa/show de encerramento

 

*Fonte: Site oficial da prova.

 

mapa do percurso e a altimetria dos 21k de Noronha.