MARATONA DE EMOÇÕES

 

A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro é sem dúvida nenhuma, o maior evento de corrida do Brasil. Não só em números, mas é também na energia que essa corrida tem, jamais vi outra aqui no Brasil com tamanha vibração e positividade. Se o Cristo Redentor nos recebe de braços abertos, a Maratona do Rio nos abraça e nos deixa em êxtase por fazer parte de um evento tão grandioso.

 

A expectativa era de 33 mil corredores (inscritos) divididos em três provas, a Family Run Smart Fit 6k, a Meia Maratona Olimpikus 21k e Maratona Caixa 42k. Tudo junto e misturado, tudo acontecendo praticamente ao mesmo tempo e a energia das provas se contagiando.

 

Primeiro foi a largada da meia maratona, na altura da praia do Pepê, na Barra da Tijuca por volta das 6:30hrs. Pouco depois os maratonistas, que largaram às 7:30hrs lá no recreio dos Bandeirantes e pouco depois às 8:00hrs foi a vez da prova de 6km que teve a largada no Aterro do Flamengo, local inclusive de chegada de todas as provas (6k, 21k e 42k).

 

A estrutura do evento é fantástica [vide vídeo abaixo], o local das chegadas tem a grandiosidade do Aterro e suficiente para abrigar milhares de pessoas. Ao longo de todo o percurso foram montados vários palcos, com muita música e DJs para dar som a paisagem exuberante do Rio de Janeiro. Na chegada mais um grande palco que contou com a ginga e a irreverência de Serjão Loroza. O Cara é demais, cito até uma frase dele no palco "A galera optou por correr, levar um vida saudável, tenho inveja, inveja boa, inveja preta...não tem essa de inveja branca não...inveja boa... (risos)" comentou o animadíssimo cantor e humorista. Um telão gigante também foi montado próximo a chegada com transmissão ao vivo da prova. 

 

Mas vamos a prova, na meia maratona dobradinha brasileira. No feminino, JOZIANE CARDOSO foi a vencedora, com o tempo de 1h18m09s. No masculino, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi GIOVANI DOS SANTOS, com o tempo de 1h04m42s. Ambos são atletas da equipe Pé de Vento. Interessante e até bastante curioso, na meia maratona os corredores mais emocionados foram aqueles que cruzaram a linha de chegada com tempos superiores a 2 horas, detalhe também que com mais de 4 horas de prova ainda havia atletas completando a prova.

 

Na Maratona com quatro campeões na disputa, GODFREY KOSGEY, estreante no Rio, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h17m39s, equipe Luasa Sports Caixa no lugar mais alto do pódio. O primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada foi EDMILSON DOS REIS SANTANA, atletas do Cruzeiro Esporte Clube que obteve a segunda colocação com o tempo de 2h21m00s. Confira abaixo o pódio completo com os melhores na maratona.

 

Pódio Masculino Maratona do Rio de Janeiro - Foto: Sandro Cabral

1º lugar: Godfrey Kipkosgey Kosgey – 02:17:41

2º lugar: Edmilson dos Reis Santana – 02:21:01

3º lugar: Antonio Wilson Lima – 02:22:33

4º lugar: Sivaldo Santo Viana – 02:22:54

5º lugar: Eliezer de Jesus Santos – 02:23:33

 

No feminino, EDNAH MUKHWANA já tinha conquistado o título da Maratona do Rio em 2014, mais uma vez mostrou sua garra e determinação para se sagrar bicampeã da prova com o tempo de 2h38m30s, ela também é atleta da equipe Luasa Sports Caixa. Mas quem roubou a cena mesmo foi MIRELA SATURNINO DE ANDRADE, a brasileira atleta CEFAN – Marinha, obteve o segundo lugar com o tempo de 2h38m58s e conquistou a todos com o seu sorriso e uma simpatia impar. Confira o pódio abaixo com as melhores na maratona. 

 

Pódio Feminino Maratona do Rio de Janeiro - Foto: Sandro Cabral

1º lugar: Ednah Mukhwana – 02:38:34

2º lugar: Mirela Saturnino de Andrade – 02:39:02

3º lugar: Priscila Lorchima – 02:42:29

4º lugar: Roselaine de Souza Ramos Benitis – 02:45:39

5º lugar: Leah Jerotich – 02:47:00

 

Mas a emoção não parou por aí, maratona é sempre uma prova carregada de emoções, mas estou certo que essa foi diferente. Talvez pelo fato do Rio ter uma paisagem exuberante que já nos deixa mais emocionado, talvez pelo fato de corrermos observados pelo Cristo, talvez por ser uma prova onde o calor é intenso e torna a maratona ainda mais desafiadora, mas essa maratona foi um verdadeiro mar de emoções. Infelizmente não consigo e nem teria como relatar todas aqui, então vou compartilhar duas que mais emocionaram o público no Rio.

 

Momento épico talvez até maior que a chegada do campeão da prova, foi a chegada do "Corredor Especial Biel", garoto lindo com uma energia incrível no olhar, chegou numa cadeira adaptada ao esporte e conduzida pelo seu Pai, um maratonista "monstro" que superou os 42k com muita raça e determinação. Faltando poucos metros, parou, tirou o Biel da cadeira e juntos, unidos como um só ser, cruzaram a linha de chegada caminhando....foi de arrepiar, a galera veio ao delírio, as lágrimas....ah, e o Biel? Sorriu...sorriu agradecido por ter um Pai muito especial, sorriu de felicidade por mais esse momento fantástico. (É incrível o que esse Pai faz, não só por ter força de conduzir a cadeira e correr 42k, mas principalmente pelo que ele proporciona ao Biel, tem o nosso respeito e admiração). Seu Lema: "Eu o empurro, mas é Ele quem me leva".

 

Chegada do Corredor Especial Biel - Foto: Sandro Cabral

 

Outro momento de muita emoção, foi quando o narrador da prova anunciou a chegada de um grupo de corredores que trazia duas bandeiras enormes, junto eles traziam também o numeral de peito de um amigo que faleceu recentemente e essa prova seria a sua estreia numa maratona. Era um grupo de amigos, mas quem presenciou imaginou um corredor, se emocionou com a homenagem ao amigo que estaria ali completando a sua primeira maratona. Ele cruzou a linha de chegada da vida, mas os amigos unidos cruzaram a linha de chegada da prova e o fizeram MARATONISTA. 

 

Correndo pelo Amigo - Foto: Sandro Cabral

 

É isso pessoal, realmente uma prova que vai ficar marcada na memória de todos nós e, principalmente dos nossos personagens que deram mais brilho, mais vida a essa prova. Aproveitamos e parabenizamos a todos que participaram da prova, em especial a todos os NOVOS MARATONISTAS que agora podem se orgulhar do feito que fizeram, bem vindos ao Clube!

 

CONFIRA ABAIXO MILHARES DE FOTOS, EM BREVE MUITO MAIS FOTOS!

 

Confira abaixo o vídeo mostrando toda a estrutura da prova no Aterro do Flamengo.