O Prefeito de Maringá Ulisses Maia, lançou oficialmente hoje a Maratona Internacional de Maringá. Com presença dos vereadores Mario Verri e Flávio Mantovani, do Secretário de Esportes Valmir Fassina, do representante da Secretaria de Mobilidade Urbana, Marcelo Finiti e com maioria esmagadora dos clubes de corrida de Maringá. Ficou definido que:

 

A Maratona Internacional de Maringá será no dia 29/07/2018 com largada prevista na praça do antigo aeroporto de Maringá, percorrendo vários bairros da cidade, alguns pontos turísticos como Teatro Calil Hadad, Parque do Ingá e Catedral, num percurso único sem voltas e finalizando novamente na praça do antigo aeroporto.

 

O Prefeito também garantiu que o evento vai ser no formato de parceria público privado, e com certeza vai receber todo o apoio da Prefeitura (Semob, Tiro de Guerra, faculdades da cidade, Samu entre outros). A prefeitura também irá entrar com um aporte financeiro para garantir a qualidade do evento que visa difundir e consolidar o esporte na cidade, reforçar o cenário turístico da cidade e movimentar a rede de hotéis, bares e restaurantes. “Toda a cidade tem a ganhar...só o retorno que um evento assim traz para a cidade, já justifica o investimento”. Garantiu Maia.

 

Por fim o Secretário de Esportes Valmir Fassina falou da importância que o grupo de corredores (ICOM – Integração de Corredores de Maringá) que foi criado para representar a corrida de rua de nossa cidade, buscar apoio junto a iniciativa privada e cobrar dos órgãos públicos melhorias para o esporte em especial a corrida de rua. Afinal como disse o excelentíssimo Prefeito Ulisses Maia, “é dever da prefeitura promover esporte a lazer para a população”.

 

No que se trata da empresa que irá organizar o evento, uma primeira empresa ( Global Vita - Empresa que organizou maratona de Curitiba 2017) foi ouvida, apresentou toda a sua expertise em organizar eventos desse porte e apresentou orçamentos preliminares. Outras empresas interessadas em organizar esse que promete ser o maior evento de corrida da cidade, irão apresentar suas propostas que serão analisadas pelo grupo ICOM, debatidas entres a lideranças do projeto bem com o poder público. Ao final será escolhida a empresa que irá organizar em parceria com a Prefeitura a Primeira Maratona Internacional de Maringá.

 

O percurso da prova foi amplamente debatido com os lideres e o SEMOB. Ao final ficou definido um percurso onde o SEMOB apresentou justificativas de menor impacto para a população da cidade, talvez tenha pontos que desagradem alguns (difícil agradar a todos), mas só teremos uma real avaliação após a execução da primeira edição, onde com certeza será feito avalições o impacto no trânsito, aceitação do atleta e futura edições poderão haver mudanças. O evento contará ainda com as provas com percursos de 5km, 10km e 21km (revezamento). Bora iniciar os treinamentos !!!

 

Confira abaixo o mapa do percurso:

 

 

Alguns dos presentes no lançamento da Maratona Internacional de Maringá

 

 

Confira o vídeo com o pronunciamento do Prefeito Ulisses Maia.