Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


QUINTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2014

Em busca da batida perfeita





Fim de ano chegando e sempre nos perguntamos: onde foi que eu errei? Mesmo melhorando os nossos tempos, sempre tem aqueles erros que cometemos durante o ano e que podem ser supridos na próxima temporada. Um dos erros que eu observo frequentemente em amadores que gostam da corrida de rua, natação, ou ciclismo, por exemplo, é não saber, o que eu chamo de "batida perfeita". Mas, o que é isto?

Relógio, relógio meu, qual ritmo é o meu?
Parece algo bobo. Mas, se você (você, e não o seu relógio) não sabe qual é o seu ritmo ("batida") enquanto corre, eu começo a desconfiar que você não sabe exatamente o que está fazendo durante uma sessão de treino. Não saber o ritmo alvo durante uma sessão de treino, para mim, fazendo uma analogia em tom de brincadeira, é a mesma coisa que ir ao supermercado com fome e sem saber o que comprar. Vira bagunça, não vira?!

Cada sessão de treino deve conter o ritmo alvo. Não importa se é a sessão principal da semana ou aquela que apenas tem como objetivo aumentar o volume semanal, a famosa ?rodagem?. Isto tudo tem que estar de acordo com a sua capacidade física atual e o objetivo daquela sessão de treino. Se você não segue os ritmos alvos, você corre o risco de perder um dia de treino, ou, em longo prazo, um semestre/ano inteiro de treinamento. Sem contar as chances de ter uma lesão!

A sessão de treino vem acompanhada do ritmo alvo, com base em uma estimativa feita pelo seu treinador. Esta estimativa é individual e intransferível. Isso se chama treino individualizado, de acordo com suas individualidades e capacidades biopsicológicas, do momento.
Dentre vários fatores que podem interferir no seu desempenho em provas, e impedir que você melhore seus tempos, destacarei uma situação bem comum: Correr fora do ritmo.

Uma observação: Se você é daqueles que corre por conta própria, você faz parte de um grupo que eu chamo de "grupo que sai correndo". Não me entenda mal; mas, neste caso, esqueça o que eu disse até agora. Você ?já está no supermercado com fome e sem saber o que comprar?. Mas isto também é divertido, não se preocupe muito.
Correr fora do ritmo é uma excelente maneira de ensinar ao seu corpo que não existe padrão, ou seja, pode ser mais rápido ou mais devagar, pouco importa. E não queremos isto, queremos? Treinar é justamente ensinar/adaptar o seu corpo a correr em um determinado ritmo. Forte quando é forte, e lento quando é lento. Cada ritmo tem um objetivo por trás, que deve ser bem pensado e planejado por alguém que entenda (profissional de Educação Física).

Se você passou pela situação de sair forte em uma corrida e "quebrou" (aumentou demasiadamente o ritmo) no fim da prova, sofrendo para cruzar a linha de chegada... Provavelmente seu treinamento foi inadequado ou sua estratégia foi errada. Estratégia errada é correr sem saber o seu ritmo de corrida.


Resumindo tudo isto, correr fora do ritmo alvo em um dia de treino, pode ser pior do que não correr naquele dia, dependendo do caso. Por isto, o treinamento deve ser bem estruturado, de acordo com os seus objetivos e capacidades, e planejado por um bom profissional de Educação Física, com conhecimento teórico e prático em treinamento esportivo.

No mais, correr é simples. Ou não...

Bons treinos!

Prof. Patrik Nazario
Patrik Felipe Nazario
Doutorando em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá - UEM
Grupo de Pesquisa Pró-Esporte
Contato: (44)9919-0013


 COMENTÁRIOS (7)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.
SGT HONÓRIO
Caro amigo Sandro, é muita gentileza sua, eu e os demais atletas e todos da corporação que temos que agradecer sua presença pela cobertura fotográfica, e a divulgação do esporte. Mais uma vez parabéns pelo trabalho e na rapidez da divulgação.

JOSE RONALDO TOMAZOLI JR
Parabéns Sandro pelo trabalho, como sempre prestigiando todos os eventos e não somente as corridas. Este foi meu primeiro Duathlon dos Bombeiros . Só ficou faltando a colocação de todos participantes. Gostaria de saber minha colocação e meu tempo oficial. Grande abraço!!!!

VÍTOR DE OLIVEIRA BUENO
Sandro, muito obrigado pela sua participação no nosso duathlon anual! Pode me acreditar, que sua cobertura fotográfica é bastante importante para para as atividades esportivas, pois ajuda a realçar o evento! Congratulations! E vamos para o próximo!

JORGE INÁCIO DA SILVA
Obrigado aos participantes e parabéns a todos, com certeza procuraremos melhorar para o próximo ano. As mulheres terão uma atenção diferenciada. Obrado a todos, afinal, o senhores fazem o sucesso do evento. Major Jorge, Corpo de Bombeiros.

ACACIO PEREIRA LIMA NETO
Parabéns pela organização. Este é meu terceiro ano e sempre é um prazer partipar. As fotos ficaram show, uma motivação extra.

MARCOS SANTOS - ACORREMAR
Parabéns Eucorro.com...apoiando sempre o esporte!!!!

ALEXANDRE MORAN
Sandro. Parabéns pela reportagem. Um show de comentário e imagens, como sempre. Muito obrigado e um forte abraço. A organização da prova também esta de Parabéns.