Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


Depois de um período de férias para as festas de final de ano, é hora de voltar aos treinos. Novos desafios estão por vir, seja correr uma distância maior, melhorar seu tempo na distância que você já corre, ou encarar sua primeira meia maratona ou a tão almejada maratona.

É muito importante fazer um bom trabalho de base, fase onde o atleta/corredor precisa dedicar um período de aproximadamente 8 semanas tendo como objetivo realizar treinos em ritmos mais leves com distância ou tempo maiores.

Outro ponto importante nessa fase é o treinamento de força, preparando a musculatura e os tendões para os desafios futuros. O Treinamento Funcional, é um método do treinamento de força e um excelente aliado do atleta/corredor. Pois neste método a base do treino é o próprio corpo, desenvolvendo a consciência corporal, força, agilidade, coordenação e equilíbrio.

Treinamento Funcional
Sendo assim ajudando melhorar a técnica da corrida, sua velocidade, economia de energia e o mais importante, diminui drasticamente o risco de lesões. No período de base o Treinamento Funcional pode ser realizado 3 vezes por semana com o objetivo de aumentar a força, a coordenação e o equilíbrio muscular.

Lembrando que é muito importante o acompanhamento de um profissional de educação física para elaboração da sua rotina de treinamento. Como disse acima, a base do Treinamento Funcional é o próprio corpo, este treino pode ser praticado na academia, clube, parques, praças e até mesmo em casa com o auxilio de alguns equipamentos ou até sem o uso deles.

Treinamento Funcional
Exercícios como agachamento, afundo, panturrilhas, flexão de braço e barra fixa, podem ser executados utilizando apenas o próprio corpo aumentado ou diminuindo a intensidade de acordo com a velocidade e a amplitude do movimento.

Quanto mais lento e mais amplo o movimento, mais intenso ele se torna. No período de base, deve se treinar para aumentar a força muscular, principalmente dos membros inferiores e do core (região central do corpo), mas sem esquecer dos membros superiores também muito utilizado na corrida. Quando for executar um exercício seja ele qual for no Treinamento Funcional é muito importante que o atleta/corredor pense no movimento que ele está executando, percebendo qual músculo esta envolvido naquele movimento.

Isso porque geralmente existe muito desarranjo muscular, ou seja um músculo acaba sendo mais exigido do que outro em um movimento, onde na verdade deveria ter uma coordenação entre os músculos envolvidos, sendo assim realizando o movimento com menor sobrecarga entre eles, possibilitando uma economia de energia e consequentemente um aumento de velocidade. Nesse período pode se executar 3 séries entre 12 até 20 repetições 3 vezes na semana com intervalo de aproximadamente 20 a 40 segundos entre as séries. Não se esqueça de aquecer bem antes do treino e alongar bem ao final do mesmo.

Após passado o período de base, diminui-se para 2 sessões de treino semanais, pois chega o período de focar seu objetivo no seu próximo desafio, aumentado a intensidade dos treinos de corrida, mas sem deixar o treino de força de lado, pois ele com certeza é seu aliado para prevenção de lesões e aumento da sua força, resistência e velocidade.

Portanto se você não usa o treinamento de força em sua rotina de treino, experimente, certamente você sentirá a diferença em seu desempenho. Então fortaleça seus músculos, coração e pulmão e corra em busca dos seus sonhos.

Bons treinos.

Prof° Eduardo Gonçalves CREF 8006-G/PR
Prof° Eduardo Gonçalves CREF 8006-G/PR
EGGO Assessoria Esportiva.
Contato: eggoassessoria@gmail.com
(44) 8803 4397 / (44) 8836 3695.


 COMENTÁRIOS (2)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.
SIDNEI APARECIDO PEREIRA DE CASTRO
muito bom esse treinamento de força essas dicas são muito importante parabéns...

ELECI TERESINHA CAMARGO DENES
Boa tarde!! Antes de tudo feliz 2015 com kms de felicidades!!!! Eduardo eu adorei a matéria, sempre tive dúvidas alongar antes e depois ou um ou outro,obrigada por tirar minha dúvida,outra dúvida que tenho,uma vez por semana é pouco fazer natação?????????Para vc entender,corro três vezes por semana,duas vezes musculação uma vez natação,nas segunda feira descanso.Atenciosamente um abraço