Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


TERÇA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2012

Os Efeitos da Atividade Física na Mente



A edição de 26/09/2012 da revista época abordou um tema muito interessante para nós corredores.Como o exercício melhora o cérebro, recentes pesquisas destacam que a prática regular de atividades físicas, ajuda a pensar com
mais clareza, melhora a memória e proporciona um grande ganho na aprendizagem. A cientista Henriette van Praag (Ph.D), do laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, afirma que há uma maior produção de neurônios e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células.

Em estudos com ressonância magnética feitos em indivíduos foi possível observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo, região que está relacionada com a memória e aprendizagem, e lá estão armazenadas as células-tronco que darão origem a novos neurônios.

OS EFEITOS DO MOVIMENTO NA MENTE

MAIS NUTRIENTES E COMUNICAÇÃO: O maior fluxo de sangue aumenta a oxigenação cerebral que leva mais nutriente e melhora a velocidade de comunicação entre as sinapses.

SINTONIA FINA: Durante atividades físicas os neurônios elevam a produção e liberação de neurotransmissores, as substancias responsáveis por levar instruções de uma célula nervosa a outra. Isso corrige distorções, melhora o desempenho de funções cerebrais, ajuda a reverter estados de ansiedade, estresse e depressão.

NOVOS NEURÔNIOS: O exercício atua na produção de compostos que atuam na diferenciação das células-tronco em novos neurônios. Também aumenta a produção de fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF), que permite que neurônios recebam nutrição adequada para que possam se regenerar, crescer ou desenvolver.

MEMÓRIA REFORÇADA: O cérebro de quem faz atividade física libera o fator de crescimento endotelial (BNDF), que estimula a formação de novos vasos sanguíneos, atua também na consolidação das memórias.

CÓRTEX MAIS DENSO: A um aumento da espessura do córtex, a camada mais densa do cérebro e que processa a maior parte das informações.

A maioria das pesquisas científicas comprova o impacto positivo das atividades aeróbicas como a caminhada, corrida, natação, ciclismo dentre outras, sobre o sistema nervoso central. São atividades feita com intensidade baixa ou moderada por períodos prolongados. Elas aumentam a resistência cardiovascular e melhoram a oxigenação dos tecidos. Nos estudos realizados até agora com exercícios que aumentam a força, como a musculação, não foram observados efeitos tão potentes sobre o cérebro como as atividades aeróbicas.

Desta forma observamos que o nosso esporte a corrida contribui e muito com o organismo, todo o ser humano nasceu para o exercício observamos no nosso dia-dia inúmeros casos de doenças relacionadas a falta de atividade física, desta forma se você corre incentive mais
pessoas a praticarem exercícios, nós somos a prova que funciona e que muda nossas vidas de uma forma mágica.

A CARGA NECESSÁRIA
  1. O neurofisiologista Ricardo Arida, da Unifesp, explica que a quantidade mínima de atividade física para desfrutar das alterações positivas no cérebro descritas pelos estudos científicos:

  2. O ideal e se exercitar pelo menos três vezes por semana. Mas que faz duas vezes já sente os benefícios.

  3. As sessões devem durar entre 20 a 30 minutos para iniciantes. Pessoas mais condicionadas podem estender por períodos maiores.

  4. Os batimentos cardíacos devem ficar entre 60% a 70% da frequência máxima.

  5. Para pessoas com melhor condição física a intensidade pode variar e ser mais elevada.
Para nós corredores de longa data esta quantidade de atividade física parece muito leve só que para o iniciante se faz necessária uma orientação por profissional da área de educação física, pois nesta fase é muito importante para que a pessoa mantenha uma regularidade, siga as intensidades e distâncias para uma progressão leve e gradual que não produza danos a o organismo e para que os mesmos não desanimem e abandone a atividade.

Um grande Abraço.

Prof° Luciano Andrade
Prof° Luciano Andrade
Personal Runner, treinos individualizados por planilhas e com acompanhamento.
Contato: lufdrade@hotmail.com
(44) 3023-3043 - (44) 8431-1043 Oi - (44) 9938-1043 Tim.

 COMENTÁRIOS (1)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.
EMIDO FERREIRA LIMA
tudo que foi dito ai seu vejo no meu dia a dia .Faço corrida de 10 klm todos os dias e sinto minha mente muito relax e melhoramento .