Novidades

  • Home
  • Novidades
  • Naventura Outdoor Experiences - Ouro Fino – Campo Largo/PR

Naventura Outdoor Experiences - Ouro Fino – Campo Largo/PR

  • 21/02/2017 09:23

Naventura Outdoor Experiences - Ouro Fino – Campo Largo/PR

 

No dia 18/02 participamos da prova Naventura Ouro Fino na cidade de Campo Largo/PR, com opções de 5km, 10km, 20km e 40km, com 510 atletas concluintes entre eles nomes renomados nas provas de Trail Run. Os percursos atendia aos diversos níveis de corredores trail, portanto uma corrida ideal para todos os gostos, oferecendo trechos tranquilos aos iniciantes, mas também percursos pesados e técnicos aos mais experientes que buscam um desafio maior. Os percursos proporcionam contato intenso com muita área verde em bosques de mata nativa, pois o parque é uma grande área de preservação da empresa de Água Mineral Ouro Fino. Trajeto com muitas trilhas e morros com erosões, trechos alagados em áreas de reflorestamentos e vegetações rasteiras que dificultam muito e testam as habilidades dos corredores.

 

A nossa jornada começou no dia anterior com o deslocamento para Curitiba onde deveríamos chegar até as 21h para a retirada do kit na loja Território da Av. Vicente Machado próxima ao Shopping Barigui, portanto de fácil acesso para quem chega do norte do PR; chegamos quase no limite do tempo, a retirada foi muito rápida porque já não haviam filas e eles estavam bem organizados. Com os kits na mão (nossos e de mais 3 atletas) fomos jantar no shopping próximo e após nos deslocamos para Campo Largo, pois preferimos ficar perto da Estância Ouro Fino, local da prova.

 

No dia da prova o deslocamento foi bem tranquilo do hotel até o local, fiquei bem surpreendido com a ótima estrutura e com a agilidade do pessoal da organização para identificar as pessoas e orientar o estacionamento.

 

Particularmente eu gostei da prova, eles escolheram muito bem o tipo de percurso que foi bem variado, tinha estrada de chão, muita trilha single track, muita trilha técnica o que acabou dificultando bastante. Haviam alguns trechos de estrada com muita erosão que dificultavam a execução de uma corrida mais contínua fazendo com que você quebrasse o ritmo impedindo de executar uma corrida mais técnica, trechos que passavam por dentro de rio, no leito do rio, isso faz com que a musculatura faça mais força e isso também dificulta muito. Muita subida, muita inclinação. Uma prova de 20k com um desnível acumulado de 1.117mts, o que já é premissa para uma prova bem dura, bem técnica e cheia de atrativos naturais.

 

 

Já participei de outras provas de trail, mas considero está a prova mais difícil, já nos primeiros 4km tínhamos a maior elevação da prova, fazendo com que o desgaste acontecesse imediatamente e ainda tínhamos mais 16km que intercalavam subidas intermediarias e descidas íngremes que dificultavam bastante. Não consegui desenvolver uma velocidade constante em quase nenhuma parte do trajetos, porque a todo momento isso era quebrado com mudanças no percurso. Senti bastante o desgaste, em alguns momentos pensei em desistir, principalmente próximo aos 10Km onde os que estavam inscritos nos 20KM teriam que continuar, mas a cabeça e a vontade imperaram e resolvi pagar para ver.

 

Consegui concluir a prova de 20KM no tempo total de 03:43:00 sendo o 8º na categoria 50-59 e 77º no geral, um pouco frustrado pelo desempenho, levei praticamente o dobro de tempo da prova Off Road de Londrina que conclui os 21Km em 02:08:13 por isso podem imaginar a dificuldade que foi o Naventura Ouro Fino. Em contrapartida a Liane que participou dos 10Km e enfrentou também a elevação de 1.117mts foi mais eficiente e se destacou na prova sendo a 17º no Geral e 5º na categoria, uma conquista e tanto para um tipo de prova que não faz parte da rotina de competições.

 

 

 

A organização foi impecável, não faltou nada, muito staff, trilhas bem demarcadas, o que propicia uma prova tranquila onde os corredores não precisavam se preocupar com nada. Os pontos de hidratação também muito bem distribuídos com água gelada chamou a atenção.

 

A Naventura está de parabéns pela prova.

 

Flavio e Liane

Correspondentes #euCORROpontoCOM.

Crédito imagens: Esporte na foto (Luiz Lupa/Simone Seguro). 

Galeria de Fotos