A cada ano uma nova edição, a cada ano uma nova emoção e assim a prova Rústica Tiradentes vai escrevendo a sua história, com certeza hoje na categoria 10k, é uma das provas mais importantes do Brasil. Hoje mais uma vez quebrou recorde de participantes, foram mais de 3.700 inscritos, recorde de público, creio eu, uma das melhores organizações de todos os tempos. 

 

E hoje muito cedo um dos metros quadrados mais caro de Maringá foi todo ocupado pelos clubes de corrida, creio que foi recorde também, nunca tinha visto tanto clube de corrida numa só prova. Com largada às 8 horas, clima levemente frio a prova realmente estava propícia para quebra de recordes pessoais. A esta altura (fechamento desta matéria) já são muitos o posts nas redes sociais de todos que melhoraram suas marcas hoje. No vestibular da corrida de rua, a Tiradentes é a prova mais difícil, se tirou nota boa é porque estudou muito.

 

A prova hoje teve uma excelente apresentação dos Brasileiros, quebrando inclusive uma série de vitória dos africanos. Hoje quem escreveu seu nome na rica história da Tiradentes foi GILMAR SILVESTRE LOPES, o primeiro a cruzar a linha de chegada com o tempo de 29 minutos e 59 segundos. Equipe Cruzeiro Esporte Clube no lugar mais alto do pódio. Destaque também para o atleta da Acorremar/Caixa, CEZÍDIO NETO que colocou a faca nos dentes e diante da multidão que assistia a prova, buscou a segunda colocação nos metros finais levando a galera ao delírio. Prova muito disputada e diferença de apenas segundos entre as primeiras colocações. Confira abaixo o pódio completo com os cinco melhores colocados. 

 

Pódio Geral Masculino - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) GILMAR SILVESTRE LOPES 29:59
2) CEZIDIO NETO 30:29
3) DANIEL KIPROTICH 30:32
4) WORKIYE ZEWDE WOSENU 30:43
5) ELIJAH KIPKEMEI KEMBO 31:01

 

No feminino tivemos uma boa distribuição dos países representados no pódio. A grande campeã foi LEAH JEROTICH, atleta africana da equipe Coquinho Fila/Caixa que cruzou a linha de chegada com o tempo de 34 minutos e 12 segundos. Destaque para a veterana LUZIA DE SOUZA PINTO, quarta colocada e a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada. Detalhe que Luzia tem uma diferença de mais de dez anos para a demais que subiram ao pódio. Confira abaixo o pódio completo com as cinco melhores colocadas.

 

Pódio Geral Feminino - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) LEAH JEROTICH 34:12
2) MARCELA CRISTINA GOMEZ CORDEIRO 34:39
3) FELISMINA VENDOHALI TCHIHANDA CAVELA 34:49
4) LUZIA DE SOUZA PINTO 35:33
5) CHRISTINE CHEPKEMEI 36:11

 

Uma das gratas surpresas desta edição foi ver os atletas da nossa cidade subir ao pódio diante do público, um ato de reconhecimento e valorização do prata da casa. No masculino o primeiro atleta de Maringá a cruzar a linha de chegada foi FERNANDO ALEX FERNANDES, atleta da Acorremar/Caixa que completou os duros 10k da Tiradentes com o tempo de 31 minutos e 39 segundos. Confira abaixo os três melhores atletas de Maringá.

 

Pódio Masculino Maringá - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) FERNANDO ALEX FERNANDES 31:39
2) JOSE ERALDO DE LIMA 32:24
3) RICHEL BALTAZAR 33:01

 

No feminino das melhores atletas de Maringá, dobradinha da Acorremar/Caixa e quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi PATRÍCIA LOBO, que finalizou a prova com o tempo de 36 minutos e 49 segundos. Confira abaixo o pódio completo com as três melhores aletas de Maringá.

 

Pódio Feminino Maringá - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) PATRICIA FERNANDA LOBO 36:49
2) MICHELINI FRANÇA FERREIRA 41:12
3) CAMILA TENÓRIO MOREIRA 41:42

 

Os militares também foram condecorados e subiram ao pódio diante do público, muito justo a quem brilhantemente criou a Tiradentes. No masculino o primeiro Militar a cruzar a linha de chegada foi VALDINEI COSTA DA SILVA, atleta da Acorrenor finalizou a prova com o tempo de 35 minutos e 26 segundos. Confira abaixo o pódio completo com os três melhores atletas da categoria Militar.

 

Pódio Masculino Militar - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) VALDINEI COSTA DA SILVA 35:26
2) REGINALDO JOSÉ DA SILVA 36:59
3) RAFAEL KONOFAL RODRIGUES 37:44

 

No feminino da categoria Militar a primeira a cruzar a linha de chegada veio de longe, veio da cidade de Foz do Iguaçu, com o tempo de 42 minutos e 19 segundos a grande campeã foi NILMA REZENDE, atleta CR RUNNERS/ 361/SMEL FOZ. Confira abaixo o pódio completo com as três melhores atletas da categoria Militar.

 

Pódio Feminino Militar - Foto: Carlos Novais

NOME ATLETA TEMPO
1) NILMA CRISTIANE ANDALICIO DE REZENDE 42:19
2) GISELE CRISTINA GILLI 44:55
3) REGIANE ZANOTTO 44:56

 

Esta edição também vai ficar marcada pelo retorno da prova categoria menores para as ruas do centro da cidade (nos últimos anos aconteceu na pista de atletismo). Foi grande também a participação, foram mais de 700 inscritos. Com largada por volta das 10:30 grande parte do público não arredou o pé e ficou para prestigiar e vibrar com os pequenos atletas. Ao final os melhores de todas as categorias também subiram ao pódio e foram premiados com troféu. Confira abaixo os pódios das categorias menores. 

 

 

E assim a cada edição vamos desenhando e rascunhando a prova que mais movimenta a cidade, sempre em busca de uma edição ainda melhor. Como diria uma celebre frase, "a busca pela perfeição nunca termina!". Aproveitamos para parabenizar a todos que participaram da prova, parabéns a todos os envolvidos na organização fazer uma Tiradentes ainda melhor.

 

E você que participou da prova, deixe abaixo o comentário do que você achou, com certeza a sua opinião é muito importante para a organização.

 

Clique aqui e confira os resultados