Bem vindo(a) a eucorro.com!

Novidades


QUARTA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2015

Período de Base





Se você está voltando de férias e quer voltar aos treinos, chegou a hora de entender o que é aquele tal "período de base". Todo ano, sem falta, nossos treinos passam por um período que chamamos de "base". Este período serve justamente para nos dar uma "base", tanto física quanto psicológica. Imagine uma pirâmide. A base dela tem que ser maior do que o topo, certo? Caso contrário, em algum momento, a pirâmide vai desmoronar. E, para chegarmos no "topo" da nossa forma física e psicológica, devemos sem falta passar por um período de base.

Nesse período de base os atletas estão voltando de férias, e, por isto, começam o ano um pouco mais lento, e geralmente acima do peso. Eu particularmente recomendo aos atletas que engordem nas férias, de maneira saudável, é claro. Ganhar alguns quilinhos não tem problema. Se você engordou nas férias, não entre em pânico, faz parte do processo.
Porém, se você está acima do peso recomendado, aproveite as férias para continuar emagrecendo até chegar ao peso "ideal".

Entendi!
Mas, o que devo fazer?
Embora haja diversos métodos de treinamento, eu prefiro apostar no método mais tradicional. Corridas mais longas e sem preocupação com o tempo/ritmo. Exercícios funcionais e de técnica. Exercícios de força muscular para membros inferiores e superiores. Tiros curtos de velocidade submáxima. Exercícios para melhorar a economia de corrida e mecânica da corrida. Alongamentos. Abdominais. Flexões. Polichinelo. Tudo isto pode estar organizado no período de base e será benéfico para o atleta ao longo do ano.

Abaixo, na tabela, tem um exemplo simples com sessões de treino de qualidade que podem ser feitas durante esse período de base. Nos outros dias da semana, você pode acrescentar corridas leves, para ganhar volume (quilometragem) na semana. Lembre-se, sempre acompanhado de um profissional da Educação Física.
As séries podem ser combinadas de diversas maneiras, de acordo com a criatividade e experiência do seu treinador. Esse período é importante para preparar novamente a sua musculatura para receber estímulos gradativamente mais fortes, até chegar no ?topo? da sua performance. Geralmente, a prioridade é no volume (quilometragem) e não na intensidade. Aos poucos o volume diminui e a intensidade aumenta, sempre respeitando essa "regrinha" básica de nunca aumentar o volume e a intensidade ao mesmo tempo.

Com relação à duração do período de base, vai de acordo com o seu planejamento anual. Pode durar de 1 a 3 meses, ou mais, se necessário. Mas, de fato, o período de base deve existir sempre, principalmente se você tem pouca experiência na corrida. Não saia correndo desesperadamente e com pressa para alcançar as suas melhores marcas. É um período em que você se sente mais lento e "pesado", ou com as pernas "pesadas"; mas, não esqueça, isto faz parte do treinamento para você chegar ao topo da pirâmide. Vá com calma e sem pressa. Faça o passo a passo que não haverá erro... Nem lesões!

No mais, como eu sempre digo:
Correr é simples... Ou não!

Bons treinos!

Prof. Patrik Nazario
Patrik Felipe Nazario
Doutorando em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá - UEM
Grupo de Pesquisa Pró-Esporte
Contato: (44)9919-0013


 COMENTÁRIOS (1)

Faça seu login no topo da página para enviar seu comentário, se você ainda não é cadastrado clique aqui.
JOSE AVES DE MOURA
realmente quando vc que correr bem tem que ter um treinamento basico que seria isto que o prof patrik esta esplicando achei muito legal